Erasmus 2021 - 12TPI (primeiras semanas)

O ano 2020 não foi o melhor para muitos, todos fomos afetados pela pandemia, incluindo os estudantes. No entanto, neste novo ano escolar, a nossa escola, Escola Secundária Carlos Amarante, tinha preparado uma experiência diferente para os seus alunos como forma de recompensa.

Nós, Arianna Cicero, Diogo Marques, Eduardo Queirós e Mario Pinto, somos os quatro alunos do 12º ano que estamos a representar a Escola Secundária Carlos Amarante neste novo projeto Eramus+ em Santiago de Compostela, Espanha.



No início do ano escolar, foi-nos explicado sobre este novo projeto sobre estudo internacional, para nós, o objetivo iria ser a realização dos nossos estagios como Programadores de Informática. Mas... em que consiste este projeto? O programa Erasmus, acrónimo do nome oficial em língua inglesa, European Region Action Scheme for the Mobility of University Students, é um plano de gestão de diversas administrações públicas, que apoia e facilita a mobilidade académica dos estudantes e professores universitários através do mundo inteiro.

Durante alguns meses não tivemos certeza se o projeto ia a continuar por causa da pandemia, mas felizmente recebemos as noticias que confirmavam nossa saida de Portugal no mes de Abril, esse dia estivemos todos muito contentes!

Na tarde do dia 25 de Abril saímos de Portugal, horas mais tarde chegamos ao nosso destino em Espanha.


25 de Abril, saída de Portugal

Na nossa primeira semana tivemos uma calorosa recepção pela escola IES San Clemente (escola parceira da ESCA), e até a diretora do estabelecimento tive a amabilidade de falar connosco. Estamos muito agradecidos pela boa recepção, ajuda, compreensão e gentileza que nos foi fornecida por parte de todos os funcionarios docentes e não docentes do lugar.



Na mesma manhã da nossa recepção, fomos levados a tomar o pequeno almoço num café frente à escola; a comida estava muito boa e o pessoal muito atento! No entanto, estavamos bastante surpreendidos com a diferença de preços em comparação com Portugal.



Nossa primeira semana correu bastante bem, não tivemos problemas, tivemos algumas dificuldades com a adaptação do novo horário, mas já para o final da semana estavamos adaptados.

Tivemos uma reunião com as professoras que organizaram o projeto, elas perguntaram coisas como: O que é que esta experiência ERASMUS+ me trouxe até ao momento presente?  De bom? De mau? O que é que a diferencia da dos meus colegas que estão em Portugal a fazer a FCT?

E as nossas respostas foram as seguintes:


Mario Pinto:

Umas das coisas que eu gostei mais foram as ruas de Santiago, são muito inclinadas e com prédios altos, totalmente diferente a Braga.
Não gostei do mau tempo que a cidade tem, chove e faz muito vento nesta altura do ano.
Em relação a minha empresa eu descobri que eles são muito amáveis e super acolhedores.
Em relação ao país eu não gostei muito dos preços, comparados a Portugal os preços cá são relativamente mais altos.
Sim, Fazer a FCT na Galiza está a ser uma experiência espetacular, as empresas cá são super avançadas e ensinam como deve ser.
Nestes últimos 20 dias eu viajei para uma cidade que nunca tinha estado e comecei a trabalhar numa empresa com nome.


Eduardo Queirós:

A experiência do ERASMUS+ está a ser bastante interessante por várias razões, seja pela razão cultural, visto que estou a conhecer uma nova cidade e uma nova cultura/povo, seja por estar a conhecer mais os meus colegas e a aprender a confiarmos uns nos outros, seja pelo facto de ter um bocado de independência e ter de fazer as minhas coisas como ir ao supermercado para comprar coisas para a casa, como estar encarregue de gerir o meu dinheiro, etc... Todas estas razões são aspetos positivos na minha vida porque assim já sei mais ou menos como vai ser o meu futuro e como me desenrascar sozinho.
Uma das razões que me levou a entrar neste projeto foi a oportunidade de conhecer um novo povo e uma nova cultura e esta é uma das grandes diferenças entre fazer a FCT aqui, em Santiago de Compostela e fazer a FCT em Portugal. Realizar a FCT na Galiza é um bocado diferente do que realizá-la em Portugal, visto que, aqui na Galiza tive que me adaptar à língua. Nestes últimos 20 dias fiquei a conhecer um bocado Santiago de Compostela, pela primeira vez estou a estagiar numa empresa, visto que no ano passado não tivemos essa oportunidade e estou a gostar de estar a estagiar pela primeira vez numa empresa.


Diogo Marques:

Para mim a experiência ERASMUS+ trouxe-me uma nova cultura, trouxe responsabilidades como a de cuidar da casa, ir às compras, etc...
Neste momento estou a gostar de tudo da nossa experiência, estou a gostar da empresa e dos meus colegas de trabalho, estou a gostar de conviver com os meus colegas de turma que vieram comigo de erasmus, a língua galega é muito semelhante ao português que nos ajuda bastante na comunicação, o país também é bastante agradável e tem vários monumentos e áreas verdes.
Fazer a FCT na Galiza acho que está a ser bastante diferente pois estou a aprender a forma de trabalho dos galegos e novas formas de trabalho.
Nestes últimos 20 días fiquei a conhecer mais sobre outro país, e pela primeira vez estagiei numa empresa que tenha um nome globalmente.


Arianna Cicero:

Há muito tempo que oiço falar sobre o projeto Erasmus+ e sempre tive vontade de participar. O problema é que, no meu país, não tinha a possibilidade de participar por diversas razões. Graças à escola, tive a oportunidade de participar no projeto e estou muito agradecida.

Neste tempo em que estivemos aqui, tivemos de aprender a estar sozinhos e ter todas as responsabilidades duma pessoa adulta: cozinhar, lavar a louça, limpar a casa, lavar a roupa, ter de fazer compras logo após uma longa jornada de trabalho, acordar à hora certa para trabalhar, ser organizados, etc. Eu não acho que sejam coisas más, no meu caso é o contrário, tenho gostado disto e acho que estas três semanas têm sido o melhor tempo que tenho tido desde algum tempo.

Os únicos pontos negativos que tenho pensado são: Espanha é muito mais cara que Portugal. A cidade na qual estamos é um inferno para caminhar: as ruas são muito inclinadas!
A empresa na qual estou a fazer a FCT é excelente! Estou muito surpreendida com o trabalho que fazem, a maneira que organizam as coisas, o quão inteligente são todos, e o mais importante, o amável são todos!

Se tivesse a oportunidade de voltar a escolher entre ficar em Portugal a fazer a FCT ou vir a Espanha com o projeto Erasmus+, eu voltaria a escolher vir cá, sem dúvida alguma! Estas são oportunidades que não se podem desperdiçar, e mais quando se trata de conhecer novos lugares com culturas diferentes, costumes, comidas, música, língua.

______________________________________________

Imagens e fotos da nossa primeria semana em Santiago de Compostela: